logo RCN

Égua vítima de maus-tratos é resgatada pela Polícia Civil em Araquari

  • Foto: PM / Divulgação -

Na tarde desta sexta-feira, uma ação conjunta da Polícia Civil de Santa Catarina e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) resultou no resgate de uma égua que vinha sendo vítima de maus-tratos. O animal, encontrado em um estado lastimável, apresentava lesões na região lombar e utilizava ferraduras inadequadas.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil, a égua era explorada de forma cruel e desumana. Durante as investigações, constatou-se que o animal era submetido a longas jornadas de trabalho sem descanso, sendo obrigado a puxar uma carroça por horas a fio até sua exaustão. A égua chegou a cair no chão diversas vezes devido ao cansaço extremo a que era submetida.

Os agentes públicos, após tomarem conhecimento do caso, dirigiram-se ao local onde a égua era mantida. Ao chegarem, constataram que o animal estava sendo explorado desde as primeiras horas da manhã até o momento da intervenção, por volta das 15h. A égua encontrava-se abaixo do peso ideal, evidenciando a falta de cuidados adequados por parte de seu responsável.

A ação resultou na prisão em flagrante do responsável pelos maus-tratos. A pessoa detida responderá criminalmente pelo crime de maus-tratos a animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais. A pena para esse tipo de delito pode variar de detenção de três meses a um ano, além de multa.

A égua, finalmente resgatada das condições degradantes em que se encontrava, foi encaminhada para receber os cuidados veterinários necessários. A equipe especializada da Fundema será responsável por acompanhar sua recuperação e oferecer os tratamentos adequados para sua plena reabilitação.


Avião do Governo do PR desapareceu na divisa com SC Anterior

Avião do Governo do PR desapareceu na divisa com SC

UFSC abre inscrições para vagas remanescentes Próximo

UFSC abre inscrições para vagas remanescentes

Deixe seu comentário